segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DIA DO PROFESSOR: CPERS FOI HOMENAGEADO NA CÂMARA


O dia 15 de outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Esse decreto tratava da descentralização do ensino, do salário dos professores e como deveriam ser contratados. A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Seguindo a filosofia proposta neste dia especial, a Câmara de Vereadores de Pelotas e o gabinete do Vereador Luiz Eduardo Brod Nogueira, o Professor Adinho, PPS, convidam a todos os professores e comunidade pelotense para participarem da Sessão Solene que agracia o 24º Núcleo do Cpers como Instituição Emérita de Pelotas. A solenidade ocorre às 19.30h desta quinta-feira, 15 de outubro, no Plenário da Câmara de Vereadores de Pelotas. A sessão agracia esta instituição e homenageia a todos os professores do município de Pelotas, atuantes na rede estadual, municipal, privada e federal, pelo data alusiva ao Dia do Professor.
CENTRO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, CPERS/SINDICATO – 24º NÚCLEO, INSTITUIÇÃO EMÉRITA DE PELOTAS
O CPERS/Sindicato foi fundado em abril de 1945 por um grupo de professoras primárias ligadas ao Partido Comunista, em plena derrubada do Estado Novo, no processo e reorganização democrática. Chamou-se Centro os Professores Primários do Estado do Rio Grande do Sul.
Nos anos 70, o Sindicato esteve presente na elaboração do Plano de Carreira do Magistério, que vigorou em 1974 e até hoje é defendido pela categoria.
Nesta década, houve expansão do quadro social da Entidade, como também a interiorização do Sindicato. Em 1980, estes fatores motivaram a fundação do 24º Núcleo de Pelotas, que hoje conta com mais de 4 mil sócios, compreendendo os municípios de Arroio Grande, Cerrito, Herval, Pedro Osório, Jaguarão, São Lourenço, Piratini, Turuçu, Capão do Leão, Morro Redondo e Canguçu. No Estado, o CPERS/ Sindicato possui mais de 80 mil sócios: tornou-se um dos maiores na América Latina pela credibilidade de seus/suas dirigentes junto à categoria.
As conquistas mais significativas da categoria foram obtidas através de greves, cujas pautas traziam reivindicações salariais e políticas, como a gestão democrática, a qualificação dos professores e funcionários e a qualidade da escola pública. Atualmente a instituição luta pelo do Piso Salarial Nacional e a manutenção do atual Plano de Carreira.
A Diretoria atual do 24º Núcleo, triênio 2008/2010, é composta por:
Diretor Geral: Antônio Andreazza
Vice-Diretora: Carla da Silva Cassais
Secretária: Marly Lima Martins
Tesoureira: Zulma Guimarães Lourenço
Diretores: Circe Helena Antunes Hax, Ana Paula Rosa Fonseca, Claudemir Pereira Madeira, Régia Maria Tavares Nogueira e Sônia Silveira Bermudez
O 24º Núcleo do Cpers, Instituição Emérita de Pelotas, recebe merecida homenagem da Câmara de Vereadores de Pelotas. O vereador Professor Adinho, proponente, não esconde a alegria de poder agraciar, em nome da Câmara, tão distinta instituição, que luta pela educação do Brasil.
Fotos: TV CÂMARA

Nenhum comentário: