terça-feira, 20 de outubro de 2009



segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DIA DO PROFESSOR: CPERS FOI HOMENAGEADO NA CÂMARA


O dia 15 de outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Esse decreto tratava da descentralização do ensino, do salário dos professores e como deveriam ser contratados. A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Seguindo a filosofia proposta neste dia especial, a Câmara de Vereadores de Pelotas e o gabinete do Vereador Luiz Eduardo Brod Nogueira, o Professor Adinho, PPS, convidam a todos os professores e comunidade pelotense para participarem da Sessão Solene que agracia o 24º Núcleo do Cpers como Instituição Emérita de Pelotas. A solenidade ocorre às 19.30h desta quinta-feira, 15 de outubro, no Plenário da Câmara de Vereadores de Pelotas. A sessão agracia esta instituição e homenageia a todos os professores do município de Pelotas, atuantes na rede estadual, municipal, privada e federal, pelo data alusiva ao Dia do Professor.
CENTRO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, CPERS/SINDICATO – 24º NÚCLEO, INSTITUIÇÃO EMÉRITA DE PELOTAS
O CPERS/Sindicato foi fundado em abril de 1945 por um grupo de professoras primárias ligadas ao Partido Comunista, em plena derrubada do Estado Novo, no processo e reorganização democrática. Chamou-se Centro os Professores Primários do Estado do Rio Grande do Sul.
Nos anos 70, o Sindicato esteve presente na elaboração do Plano de Carreira do Magistério, que vigorou em 1974 e até hoje é defendido pela categoria.
Nesta década, houve expansão do quadro social da Entidade, como também a interiorização do Sindicato. Em 1980, estes fatores motivaram a fundação do 24º Núcleo de Pelotas, que hoje conta com mais de 4 mil sócios, compreendendo os municípios de Arroio Grande, Cerrito, Herval, Pedro Osório, Jaguarão, São Lourenço, Piratini, Turuçu, Capão do Leão, Morro Redondo e Canguçu. No Estado, o CPERS/ Sindicato possui mais de 80 mil sócios: tornou-se um dos maiores na América Latina pela credibilidade de seus/suas dirigentes junto à categoria.
As conquistas mais significativas da categoria foram obtidas através de greves, cujas pautas traziam reivindicações salariais e políticas, como a gestão democrática, a qualificação dos professores e funcionários e a qualidade da escola pública. Atualmente a instituição luta pelo do Piso Salarial Nacional e a manutenção do atual Plano de Carreira.
A Diretoria atual do 24º Núcleo, triênio 2008/2010, é composta por:
Diretor Geral: Antônio Andreazza
Vice-Diretora: Carla da Silva Cassais
Secretária: Marly Lima Martins
Tesoureira: Zulma Guimarães Lourenço
Diretores: Circe Helena Antunes Hax, Ana Paula Rosa Fonseca, Claudemir Pereira Madeira, Régia Maria Tavares Nogueira e Sônia Silveira Bermudez
O 24º Núcleo do Cpers, Instituição Emérita de Pelotas, recebe merecida homenagem da Câmara de Vereadores de Pelotas. O vereador Professor Adinho, proponente, não esconde a alegria de poder agraciar, em nome da Câmara, tão distinta instituição, que luta pela educação do Brasil.
Fotos: TV CÂMARA

Proposições

Cel. Pedro Osório

Vereador Professor Adinho, PPS, pediu à prefeitura, através de proposição na Câmara de Vereadores de Pelotas, a reposição das luminárias no entorno e na parte interna da praça Coronel Pedro Osório, pois existe uma quantidade grande de lâmpadas queimadas. O vereador destaca que esta Praça receberá em breve a Feira do Livro, poresta razão pede solução urgente para o problema. As ruas Marechal Deodoro e Orlando Brisolara Azevedo, além de outra área de lazer, o Parque Dom Antônio Zattera,segundo o vereador, também necessitam da troca de luminárias. O vereador já entrou em contato com a Secretaria de Serviços Urbanos e acredita que todos os problemas serão solucionados em breve.

Félix da Cunha

Já na Rua Félix da Cunha, os moradores residentes entre as Ruas Tamandaré e Benjamin estão sem luz há quase um mês, apesar do mesmo pedido já ter sido feito através de proposição em 6 de outubro.

Posto de Saúde MONTE BONITO

Solicitamos a construção de uma cobertura externa e colocação de bancos, para melhor atender a comunidade no Posto de Saúde do Monte Bonito devido o local não dispor de uma cobertura externa e bancos, para melhor atender aqueles que procuram o posto para consultas (quando tem médico). Fiquei desde o dia 30 de junho (dia em que foi protocolada a proposição) na espera
de uma resposta positiva obtivemos o seguinte:

"esta cobertura instalada na Unidade a *[sic] mais de dois anos", "não necessitando algo maior que o existente". Resta saber aonde! Dispomos de fotos e originais em nosso gabinete ao morador do 9º Distrito curioso para saber onde poderá se sentar em dias de chuva quando tiver que chegar de madrugada no Posto ainda fechado, ou para atendimentos de urgência.


*há