sexta-feira, 19 de setembro de 2008


Vereador Professor Adinho esteve reunido com o Secretário de Transportes e Trânsito, Jacques Reydams e a representante da empresa Bosembecker, Adriana Bosembecker, a respeito dos passes livre que serão concedidos aos deficientes com dificuldade de locomoção e alunos com necessidades especias. Segundo o vereador Adinho a reunião foi muito produtiva, ficando acordado que a Empresa concederá passes de ônibus por seis meses para pessoas com deficiência locomotora e alunos com necessidade esp cial, não mais necessitando o usuário se deslocar mensalmente para adquirir seus vales. Vale lembrar que a empresa fará avaliação caso a caso.

O vereador ainda destaca a intermediação do Secretário Jacques e que o acordo feito é um marco importante para as relações entre a comunidade e a empresa. Nivelamento de ruas e iluminação Professor Adinho(PPS) solicitou à Secretaria de Obras, via proposição na Câmara de vereadores de Pelotas, nivelamento de alguns trechos da cidade, dentre eles as Ruas São João, entre Santa Clara e 25 de Julho, no Bairro Três Vendas, Irmão Gabino Geraldo, na Guabiroba, e em toda a extensão da Rua Antônio Joaquim Dias, no Areal.

Adinho também solicita ao Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, reposição de quatro luminárias em postes situados na Rua Senador Cruz Jobim, no Areal e uma luminária em poste situado na Rua Rafael Pinto Bandeira em frente à Igreja da Luz, entre a Rua Anchieta e Rua Stª Cruz, no Centro.

O vereador ainda pede iluminação na 2ª rótula do Laranjal, localizada na Av. Adolfo Fetter com Av. José Maria da Fontoura.

Quebra-molas: Adinho envia expediente à Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, no intuito de viabilizar a instalação de quebra-molas em frente à Escola Estadual Marechal Rondon, localizada no Monte Bonito, 9º Distrito do Município de Pelotas. Segundo o vereador esta ação pode prevenir acidentes, pois se trata de uma área de fluxo de carros, motos, ônibus e caminhões.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Eleições Diretas nas Escolas Públicas

Manifestação na tribuna sobre as eleições nas escolas públicas

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Encaminhamentos à CEEE



Foram realizados quatro encaminhamentos, através de ofícios pelo gabinete do Vereador Prof. Adinho à Brasil Telecom e à Companhia Estadual de Energia Elétrica com as seguintes solicitações:


  1. - Instalação de telefone público na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bruno Chaves, no Passo da Micaela.

  2. - Averiguação da rede de energia elétrica, devido a constante repetição da queda de energia na Vila Seca e na Travessa 04, no Monte Bonito, 9º Distrito do Município de Pelotas.

- Substituição do poste localizado próximo à Serraria da Prefeitura Municipal de Pelotas, na Av. Principal do Monte Bonito, 9º Distrito de Pelotas, tendo em vista que o poste se encontra em condições precárias, colocando em risco a integridade das pessoas

segunda-feira, 21 de julho de 2008

PROFESSOR ADINHO QUER USINA DE BIODIESEL


Vereador Professor Adinho elaborou proposta de Projeto de Lei, aprovada pela Câmara de Vereadores e encaminhada à Prefeitura Municipal de Pelotas, para que seja implantada uma Usina de Biodiesel Municipal. A idéia de implantação da Usina, segundo Adinho, é que matérias prima prioritariamente constituídas de óleos vegetais e gorduras animais, sejam transformadas em combustível a ser utiilizado na frota de caminhões e ônibus da Prefeitura de Pelotas.
A Usina de Biodiesel é uma alternativa aos combustíveis derivados de petróleo. Pode ser utilizado em qualquer veículo com motor a diesel. O biodiesel é fabricado a partir de fontes renováveis como girassol, soja, mamona, pinhão manso, óleos usados de fritura, gorduras, etc.
O vereador Professor Adinho informa que os benefícios para a cidade, devido a criação da Usina e produção deste combustível alternativo, o biodiesel, são inúmeros: geração de empregos, especialmente na zona rural; diminuição da emissão de gases poluentes; reaproveitamento do óleo de frituras e gorduras; diminuição da poluição dos rios, entre outros. “Ganhamos todos, a cidade e a nossa natureza”, destaca o vereador.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Cidadão Pelotense, Dr Anis Hauad



A Câmara Municipal de Pelotas, através do Gabinete do vereador Professor Adinho, concedeu o Título de Cidadão Pelotense ao médico Dr Anis Hauad, pelos relevantes serviços prestados à comunidade pelotense.
Médico pela USP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e residente em Psiquiatria no Sanatório Bela Vista (SP). É especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Em Pelotas é Pós-graduado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Natural de Duartina (SP) e filho de Libaneses de origem fenícia, Doutor Anis foi integrante do grupo de professores fundadores da então Faculdade Católica de Medicina, atual Escola de Medicina da UCPel. Foi Presidente da Associação Médica de Pelotas e do Conselho de Representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), onde ainda é membro do Conselho de Representantes. Juntamente com sua esposa, Gemma de Jesus Morrone Hauad, foi Presidente da Pastoral Diocesana da Saúde de Pelotas. Também foi Presidente do Clube Comercial de Pelotas e do Conselho Comunitário de Pelotas. É Professor dos Cursos de Medicina da UCpel e membro do Rotary Club de Pelotas.
Durante anos desenvolveu trabalho voluntário na cidade de Pelotas como Psiquiatra, dentre os quais 43 anos dedicados ao ambulatório da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e 30 anos como perito psiquiatra do Foro de Pelotas. Também foi colaborador do CASE, ex-FEBEM (Pelotas). São anos de trabalho voluntário, nos quais demonstrou amor e dedicação pela cidade que o acolheu.
Pelos relevantes serviços prestados a comunidade de Pelotas, e a dedicação de toda uma vida, Dr Anis recebeu o merecido Título de Cidadão pelotense.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Governadora Yeda Crusius sanciona Lei que proíbe animais em circo. Projeto de Lei do Vereador Professor Adinho continha Lei similar para Pelotas



Governadora Yeda sancionou Lei do Deputado Miki Breier(PSB), que proíbe animais em circo em todo o Rio Grande do Sul. Em Pelotas, Projeto de Lei desde 2007, de autoria do vereador Professor Adinho(PPS), havia sido vetado pelo Executivo. O projeto que dispunha sobre a proibição no município de Pelotas, da utilização de animais de qualquer espécie em apresentação de circos, foi apresentado em 2007 e aprovado no plenário da Câmara Municipal de Pelotas, mas teve, posteriormente, um artigo modificado a pedido do Executivo. Entrou em votação novamente no Legislativo, aprovado por unanimidade, porém foi vetado parcialmente pelo Executivo, que alegou que animais domésticos como cachorros e pôneis deveriam ficar de fora desta Lei, por serem ser utilizados em espetáculos públicos. A Lei Estadual, porém, acaba com esta expectativa.
O principal objetivo da Lei do vereador, assim como o da Lei Estadual, era proibir os maus tratos sofridos pelos animais, desde espetáculos de pequeno porte, até os mais renomados e conhecidos. O Projeto de Pelotas foi realizado com base na lei do município paulista de Vinhedos e o substitutivo da Câmara dos Deputados à Lei n° 2875 de 2000, que acrescentara ao artigo 132 do código penal, a proibição, exposição e manutenção de animais durante a atividade circense. Segundo o vereador Adinho, espetáculos de grande porte como o Cirque du Soleil e o pelotense Tholl, por exemplo, não se utilizam de animais. “Os animais são retirados de seu habitat natural e obrigados a viverem grande parte de sua vida enjaulados ou mesmo acorrentados. Quem pode aplaudir esta crueldade?”, indaga o vereador.
A prática de não usar animais em circo já é realizada em todo Rio de Janeiro e em várias outras cidades no Brasil. Para Adinho Pelotas perdeu a chance de ser uma das cidades pioneiras no Rio Grande do Sul, aprovando um projeto que acima de tudo visava a causa animal. O vereador destaca contudo, que esta Lei Estadual vale para Pelotas, e em caso de descumprimento, o estabelecimento sofrerá interdição e os animais serão apreendidos. “A Lei faz com que os aplausos se dirijam apenas para espetáculos sem animais e quem ganha com isto são todos os artistas circenses”, conclui o vereador.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Lei do Estacionamento temporário em frente às farmácias, drogarias e pronto-socorros de Pelotas, de autoria do Vereador Professor Adinho, já começou



Lei 5401/08, de autoria do Vereador Professor Adinho, justificada pela solicitação de representantes de farmácias, drogarias e pronto-socorros de Pelotas, aprovada na última sessão do Legislativo de 2007 e publicada em janeiro pelo Executivo, já começou a ser implantada.
A Lei determina que em determinadas áreas sejam instituídos estacionamento temporário em frente aos referidos estabelecimentos no Município de Pelotas, no limite de 15 minutos. A implantação da Lei conta com a parceria da Secretaria de Segurança Transportes e Trânsito(SSTT) e os proprietários.
O vereador Adinho alerta que estes estabelecimentos são os maiores interessados e devem procurar a Secretaria para a implantação.
Ficou acordado em reunião acontecida em março deste ano entre o vereador Professor Adinho, o Secretário Jacques Reydams(SSTT) e os representantes das farmácias, drogarias, ambulatórios e pronto-socorros, que os proprietários destes estabelecimentos enviariam requerimento solicitando à SSTT implantação do estacionamento temporário, sendo que a Secretaria faria um estudo determinando os locais onde ficarão demarcadas as áreas destinadas ao estacionamento temporário.
Existindo duas ou mais farmácias, drogarias ou pronto-socorros numa mesma quadra, a vaga de estacionamento temporário será estabelecida no centro geométrico de ambos em um raio de 50 metros, quando possível e a critério da SSTT(Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito).
As áreas especiais de estacionamento temporário são:
I - Avenida Bento Gonçalves – da Rua Almirante Barroso até a Rua Marcílio Dias;
II - Rua Almirante Barroso – da Avenida Bento Gonçalves até a Rua Dom Pedro II;
III - Rua Dom Pedro II – da Rua Almirante Barroso até a Rua Marcílio Dias;
IV - Rua Marcílio Dias – da Avenida Bento Gonçalves até a Rua Dom Pedro II.
Os agentes de trânsito terão a responsabilidade da fiscalização, bem como no que tange ao seu descumprimento pelos usuários do estacionamento. O usuário quando solicitado pelo agente de trânsito, deverá ter obrigatoriamente em mãos o boleto fiscal da mercadoria ou o motivo da sua ida, com o seu nome e horário. Quem não respeitar a sinalização poderá ser multado e guinchado.Serão minimizados, com esta Lei, os problemas como a falta de estacionamento dos usuários. “Os idosos, deficientes e pessoas doentes que necessitam desta proximidade, bem como a população em geral, são os grandes benefiados”, acrescenta o Vereador Professor Adinho.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Alerta às Farmácias de Manipulação


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) editou uma resolução proibindo que as farmácias de manipulação comercializem os cosmétiscos de fabricação própria. Como em Pelotas existem várias farmácias de manipulação que produzem cosméticos, o vereador Professor Adinho propôs a realização de Audiência Pública para discutir a referida resolução. A Audiência ocorrerá no Plenário da Câmara de Vereadores, dia 10 de junho às 19h.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Projetos do Vereador Professor Adinho







  • EDUCAÇÃO E FUNCIONALISMO


    -Redução de horas-aula para professores com mais de 20 anos de magistério
    -Altera Lei nº 4874/02: que beneficia a comunidade escolar com as Eleições de Diretores de Escolas Infantis,
    -Institui a licença-maternidade especial para servidoras municipais, mães de bebês prematuros
    -Proposta de projeto de lei que altera a forma de cálculo do salário básico dos professores acima de 20 horas semanais
    -Proposta de projeto de lei que altera a Lei 5.008 de 23 de dezembro de 2003 passando de 10(dez) para 30 (trinta) salários mínimos o valor para pagamento de débitos ou condenações judiciais transitadas em julgado contra o Município de Pelotas para pagamento sem precatório
    -Gratificação para os coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais
    -Gratificação aos Intérpretes de Libras no exercício das atividades
    -Proposta de projeto de lei que dispõe sobre a alteração nos valores dos vencimentos básicos, dos cargos e empregos de professor, professor da educação infantil e auxiliar de educação infantil que estejam submetidos a carga horária superior a 20 (vinte) horas semanais
  • -Lei Municipal nº 5402/08, que Declara bem imaterial integrante do Patrimônio Cultural o Projeto Carinho
  • -Lei Municipal nº 5320/07, que dispõe sobre a Inclusão do Pêssego na merenda escolar


CIDADANIA E URBANISMO

-Projeto Restaurante Solidário
- Proposta de Projeto Lei de Incentivo ao Esporte
-Criação do Sistema Cicloviário
-Inclusão do Calçamento para Deficientes Visuais no Projeto “Pelotas sem Barreiras” -Lei Municipal nº 5294/06, que obriga os Bancos a oferecer assento, wc e bebedouro aos clientes
-Lei Municipal nº 5287/06, que Institui o Dia Municipal de Doação de Órgãos
-Lei Municipal nº 5288/06, que Institui o Dia Municipal do Cliente
-Lei Municipal nº 5295/06, Implantação de Câmeras de Vigilância nos ônibus urbanos
-Lei Municipal nº 5401/08 que institui o estacionamento temporário em frente às farmácias, drogarias e pronto-socorros

AÇÕES DO MANDATO

-Extensão da Rede de Água e de Energia Elétrica na Rua 11 do Sítio Floresta
-Extensão da Rede de Água no Monte Bonito -Criação de cisternas na Zona Rural
-Criação de abrigo de ônibus para a zona rural na Rua General Netto
-Mobilização das Farmácias de Manipulação contra as limitações da Anvisa
-Apoio ao Movimento dos Usuários de Bicicleta
-Funcionamento da Comissão de Doação de Órgãos e à ADOTE
-Apoio ao Banco de Alimentos Madre Thereza de Calcutá
-Comissão Especial Temporária para acompanhar a negociação da criação do Ginásio Municipal no Parque do Trabalhador
-Intervenções na Tribuna contra o aumento de impostos, taxas e aumento do CPMF
-Acompanhamento e solução para o caso dos Ostomizados
-Acompanhamento dos funcionários inativos do Município
-Reuniões com os moradores do Monte Bonito para resolver o problema da falta de água
-Reuniões com a Associação dos Moradores do Laranjal e com os moradores do Pontal da Barra
-Auxílio à Associação de Diabéticos e ao Gato Diet do Colégio Pelotense
-Extensão da Rede Elétrica do Sítio Floresta ao Monte Bonito
-Membro da Comissão de Educação da Câmara
-Articulador da reunião com a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa para repasse de verbas às Escolas Estaduais do Município
-Participação no Decreto nº 4799/05 que autoriza o estágio supervisionado aos servidores da SME
-Representação no 2º Congresso das Cidades (Estadual e Nacional)
-Cobrança de melhorias na segurança das Escolas Municipais
-Participação nas reuniões do 3º Plano Diretor
-Apoio à criação da Lei Antinepotismo na Câmara Municipal de Pelotas
-Apoio à rúbrica criada para o pagamento do vale-alimentação ao funcionalismo municipal
-Rejeição às contas do ex-prefeito Anselmo
-Participante da 2ª Conferência Nacional do Esporte
-Pedido de verbas ao Ministério do Turismo, Esporte e Lazer para dar sequência ao Projeto Segundo Tempo
-Pedido de instalação de posto odontológico no Monte Bonito
-Manifestações na Tribuna em relação ao preço abusivo das passagens de ônibus para a Colônia
-Solicitação de extensão da Rede de Água na Estrada da Tatua, no 9º Distrito
-Pedido de informações sobre a recuperação das ruas do Laranjal durante as obras do SANEP
-Participante do 3º Seminário Nacional do Programa Monumenta
-Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal -Participante da mobilização para duplicação da BR-392

PROJETOS AUXILIARES

-Sala Luiz Curi Hallal como Patrimônio Cultural do Município – Lei Municipal nº 5128/05
-Nomeia Rua Elizabeth Poesth, antiga Rua 11 do Sítio Floresta – Decreto Legislativo nº 369
-Nomeia Rua Pedro Machado Filho, no Simões Lopes
-Nomeia Praça Pedro Bachini Sobrinho, no 7º Distrito – Decreto Legislativo nº 398/05
-Outorga do Título de Cidadão Pelotense à Bernardo de Souza, Luiz Antônio de Assis Brasil, César Gomes Victora e Cidadã Emérita à Rose Marie Motta Linck
-Declara Istituição Emérita o Rotary Clube de Pelotas – Lei Municipal nº 5191/05
-Declara de Utilidade Pública a Associação de Professores e Funcionários do Colégio Municipal Pelotense – Lei Municipal nº 5277/06
-Declara de Utilidade Pública a ABEM – Lei Municipal nº 5442/08
-Proibição do uso de animais de qualquer espécie em apresentações de circo
-Seis emendas ao Orçamento Municipal de 2007
-Sete emendas ao Orçamento Municipal 2008

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS


-Captação e Tratamento de Recursos Hídricos
-3º Plano Diretor de Pelotas
-Atuação das Farmácias de Manipulação e Medidas de Limitação da Anvisa
-Referendo Sobre o Desarmamento
-Regulamentação do Uso da Bicicletas e Criação do Sistema Cicloviário
-Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos -Lei do Pêssego
-Debate sobre os problemas do Laranjal
- Debater a RDC nº 67/07 da Anvisa – que proibe a comercialização de cosméticos fabricados pelas farmácias de manipulação



PROPOSIÇÕES 2005

43 Proposições :

Audiências Públicas - 03
Obras e Serviços Urbanos - 10
( calçamento, nivelamento e reparo de ruas e iluminação)
Qualidade Ambiental - 5
Turismo, Esporte e Lazer - 2
Transporte e Trânsito – 11
(quebra-molas, abrigo de ônibus, segurança)
SANEP - 3
(extensão da rede de água, chuveiros no Laranjal)
Cidadania – 1

PROPOSIÇÕES 2006


84 Proposições :

Audiências Públicas - 02
Procuradoria – 19
Serviços Urbanos – 45
(iluminação)
Transporte e Trânsito – 05
(sinalização, ciclovias, redutores de velocidade)
Urbanismo - 01
Saúde - 03
SANEP - 05
Educação – 05
Cultura – 01

PROPOSIÇÕES 2007

85 Proposições :

Audiência Pública - 02
Obras - 37
Procuradoria - 15
Transporte e Trânsito - 09
Serviços Urbanos - 17
SANEP - 03
Qualidade Ambiental - 01
Saúde – 01

PROPOSIÇÕES 2008

96 Proposições:

Obras - 16
Urbanismo - 04
Transporte e Trânsito - 11
SANEP - 16
Serviços Urbanos - 34
Educação - 05
Desenvolvimento Rural - 15
Qualidade Ambiental - 02
Projetos de Lei - 05
Propostas de Projetos de Lei - 04
Pedidos de Informações ao Poder Executivo - 03
Moção de Repúdio à Governadora Yeda Crusius pela arbitrariedade contrária ao novo piso salarial nacional dos professores;
MOÇÃO DE APOIO AO PROJETO DE LEI N° 3299/08 DE AUTORIA DO SENADOR PAULO PAIM – QUE ALTERA A LEI 8213, DE 24 DE JULHO DE 1991, E REVOGA OS ARTIGOS 3.°, 5.°, 6.° E 7.° DA LEI 9876, DE 26 DE NOVEMBRO DE 1999, MODIFICANDO A FORMA DE CÁLCULO DOS BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL;
Audiência Pública - Consequências da cota de Importação do Pêssego.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

ABEM é declarada de Utilidade Pública




Lei do Vereador Professor Adinho(PPS), é sancionada pelo Executivo e torna a Associação Beneficente Evangélica Maranata,
instituição sem fins lucrativos, de Utilidade Pública
A Associação Beneficente Evangélica Maranata, a ABEM, instituição sem fins lucrativos, que tem como mantenedora a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São João, foi declarada de Utilidade Pública pelo Executivo. A instituição, além de sua missão evangelizadora, atua na área social, da educação, cultura, saúde, meio ambiente e da comunicação.
Visa desenvolver potencialidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo, neste sentido, ações que melhorem a qualidade de vida e estimulem a construção da cidadania. “A aprovação deste projeto foi de uma importância fundamental para nossa associação, nos possibilitando a formação de parcerias e obtenção de repasses de órgãos oficiais, pessoas jurídicas e físicas, de forma oficial”, comemora a Presidente da ABEM, Gizela Bonow Münchow.
A ABEM depende do envolvimento de pessoas e entidades que possam auxiliar no seu propósito, de promover a melhoria da qualidade de vida de famílias necessitadas, bem como apoia-las na função de cuidar e educar os seus filhos, qualificando-as através da formação e informação. A associação é mantida por recursos advindos de Convênio com a Prefeitura Municipal de Pelotas( Programa Ações Sócio-Educativas às Famílias) e ajuda de parceiros que contribuem financeiramente ou através de doações variadas e trabalho voluntário.
A aprovação do Projeto de Lei de utilidade pública junto a Câmara de Vereadores ratifica a credibilidade da instituição, pois a mesma passa a ser reconhecida como prestadora de serviços a Comunidade. Tal fato abre novos e importantes canais para a obtenção de recursos no âmbito municipal. Entre os benefícios elencados pela Lei de Utilidade Pública, citam-se: as verbas de subvenção que poderão ser pleiteadas pela entidade, cumprimento de exigência para elaboração de alguns projetos, redução de tarifas públicas quando necessário, entre outros. Evidentemente, os maiores beneficiados pelo ato do vereador Adinho e da Câmara de Vereadores, serão os membros das famílias em situação de vulnerabilidade social, residentes em vários bairros da periferia de Pelotas e que são atendidos pela ABEM, pois receberão os serviços com qualidade ainda melhor.
“A importância da ABEM para o processo de inclusão social é legítima, pois integra algumas das pessoas menos favorecidas na nossa cidade, profissionalmente, socialmente e espiritualmente, desenvolvendo a cidadania e construindo uma sociedade mais plena e feliz”, exclama o vereador Adinho.

terça-feira, 4 de março de 2008

Projeto que proíbe apresentação de animais em circos em Pelotas, que tem como proponente o Vereador Prof. Adinho, entrará em pauta no legislativo



Entrará em votação, na Câmara Municipal de Pelotas, projeto de lei do vereador Professor Adinho (PPS), que dispõe sobre a proibição no município de Pelotas, da utilização de animais de qualquer espécie em apresentação de circos.
O principal objetivo é proibir os maus tratos sofridos pelos animais, desde espetáculos de pequeno porte, até os mais renomados e conhecidos. O Projeto é realizado com base na lei do município paulista de Vinhedos e o substitutivo da Câmara dos Deputados à Lei n° 2875 de 2000, que acrescenta ao artigo 132 do código penal, a proibição, exposição e manutenção de animais durante a atividade circense. Além do mais, espetáculos de grande porte como o Cirque du Soleil e o pelotense Tholl por exemplo, não se utilizam de animais.
A prática de não usar animais em circo já é realizada em todo Rio de Janeiro e em várias outras cidades no Brasil. “A manutenção destes animais é de um custo muito alto, tanto com a alimentação quanto com os gastos veterinários, por isso, os bichos sofrem muito, ficam doentes e são por muitas vezes abandonados. O projeto foi apresentado em 2007 e aprovado em plenário, mas teve um artigo modificado e entrará em votação novamente, na Câmara de Vereadores.



Cirque du Soleil

Tholl



Circos Com Animais
American Country Circu
Big Circo Mundial
Circo Di Napoli
Circo Bartholo
Circo Beto Carrero
Circo Bim Bobo
Circo da Romênia
Circo de Roma
Circo Hatari
Circo Koslov
Circo Garcia
Circo Imperial do México
Circo Moscow
Circo Real da Espanha
Circo Rodeio Búfalo
Circo Stankowich
Circo Super Star
Circo Tradição
Circo Vostock
Washington Circus

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Adinho anuncia Projetos para o Magistério



Vereador Professor Adinho(PPS) se pronuncia em plenário anunciando proposições para a área da educação no ano de 2008:
Dentre os projetos do Vereador Prof. Adinho estão a redução de horas aula para professores com mais de 20 anos de magistério; eleições de diretores de Escolas Infantis, aprovado em plenário e reenviado como proposição nesta última semana de fevereiro e projeto que institui a licença maternidade especial para servidoras municipais, mães de bêbes prematuros, estando a espera da constituição através do Projeto de Lei da Senadora Patrícia Saboya para ser proposto novamente ao Executivo.
Outro projeto importante é o que altera a forma do cálculo de salário básico dos professores e auxiliares de ensino ativos e inativos e com carga horária semanal acima de 20 horas semanais,“este projeto, para nós da rede pública de ensino, é fundamental, pois convivemos dentro da mesma escola com profissionais trabalhando 40 horas e outros com 20 mais 20 e quando chega a hora de receber o contra-cheque, este vem diferente”, explica o vereador. Em 2007 foram feitas várias reuniões com membros do governo, aposentados, professores de escolas infantis, sindicatos da categoria e o Gabinete do vereador. “Depois de uma série de reuniões conseguimos chegar a um consenso de como ficaria o Projeto, logo vamos insistir neste em 2008”, destaca o vereador Professor Adinho.
Mais projetos: outros projetos para educação incluem prêmio para professores nos seus últimos cinco anos de trabalho e gratificação para os coordenadores pedagógicos de escolas municipais. O projeto que o vereador pretende insistir trata-se de um mesmo projeto que já existe a nível estadual e que premia o professor nos últimos cinco anos de carreira com uma redução de 25% da carga horária na sala de aula. Este professor não vai ficar em casa, ficará à disposição das direções. Evidentemente são professores terminando sua carreira e já com um desgaste bastante grande, com carga horária alta. “Este projeto já foi apresentado e não foi sancionado pelo Executivo, nos preocupando bastante, estamos durante todo o mandato tentando implementar projetos para a educação e alguns não tem tido resposta”, declara o vereador.
Sobre a gratificação para os coordenadores pedagógicos de escolas municipais, justifica-se que estes trabalhadores, com seis anos consecutivos de trabalho ou dez alternados, conseguiriam incorporar uma função gratificada, vale lembrar que o restante do funcionalismo municipal já possui esta gratificação. “Entendemos que poucas pessoas hoje iriam se valer desta prerrogativa, mas no futuro é um ganho absolutamente importante.
De nossa parte há um interesse muito grande em insistir nestes projetos para a categoria do magistério, os professores geralmente recebem um salário pouco além do miserável, qualquer ganho agregado é de suma importância”. Segundo o vereador as pessoas que trabalham hoje no magistério, na grande maioria, precisam trabalhar três turnos para receberem um salário aquém do merecido, geralmente em escolas com poucas condições de trabalho e sem material para trabalhar. Não são poucas as vezes que os professor deve levar seu material de sua própria casa para ter um rendimento satisfatório.
O vereador destaca também que hoje quase 70% das licenças médicas da prefeitura recaem sobre a área do magistério, pois o estresse enfrentado pela categoria é muito grande somado ao salário muito pequeno que se ganha. As obrigações e as cobranças são muitas e condições são precárias.
O vereador espera que estas iniciativas sejam validadas, esclarece que estas não são pessoais do vereador, mas que representam as reinvindicações de toda uma categoria, grande parte do magistério público de Pelotas.