quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Usina de Biodiesel


Vereador Luiz Eduardo Brod Nogueira, o Professor Adinho(PPS), em discurso na Câmara
de Vereadores, cumprimenta a Prefeitura Municipal, e em especial a Professora Eliane
Schmidt, supervisora de ciências da Rede Municipal, pela possível implantação da
Usina de Biodiesel no município de Pelotas.
Adinho elaborou proposta de Projeto de Lei, aprovada pela Câmara de Vereadores em
2008 e encaminhada à Prefeitura Municipal de Pelotas, para que fosse implantada uma
Usina de Biodiesel Municipal. O vereador lamenta não ter obtido nenhuma resposta da
Prefeitura sobre a sua proposta e ter recebido a notícia da criação da Usina através
de noticiário local.
A idéia do projeto era, segundo Adinho, que matérias prima prioritariamente
constituídas de óleos vegetais e gorduras animais, fossem transformadas em
combustível a ser utiilizado na frota de caminhões e ônibus da Prefeitura de
Pelotas.
A Usina é uma alternativa aos combustíveis derivados de petróleo. Pode ser utilizado
em qualquer veículo com motor a diesel. O biodiesel é fabricado a partir de fontes
renováveis como girassol, soja, mamona, pinhão manso, óleos usados de fritura,
gorduras, etc.
O vereador Professor Adinho informa que os benefícios para a cidade, devido a
criação da Usina e a produção deste combustível alternativo, são inúmeros: geração
de empregos, especialmente na zona rural; diminuição da emissão de gases poluentes;
reaproveitamento de óleo de frituras e gorduras; diminuição da poluição de rios,
entre outros. “Ganhamos todos, a cidade e a nossa natureza, só lamento a falta de
comunicação para com este vereador, há um ano enviei esta proposta para a
Prefeitura, sem obter nenhuma resposta”, informa o vereador. (Proposição protocolada em sob o nº 2774 de 20 de junho de 2008)

terça-feira, 20 de outubro de 2009



segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DIA DO PROFESSOR: CPERS FOI HOMENAGEADO NA CÂMARA


O dia 15 de outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Esse decreto tratava da descentralização do ensino, do salário dos professores e como deveriam ser contratados. A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Seguindo a filosofia proposta neste dia especial, a Câmara de Vereadores de Pelotas e o gabinete do Vereador Luiz Eduardo Brod Nogueira, o Professor Adinho, PPS, convidam a todos os professores e comunidade pelotense para participarem da Sessão Solene que agracia o 24º Núcleo do Cpers como Instituição Emérita de Pelotas. A solenidade ocorre às 19.30h desta quinta-feira, 15 de outubro, no Plenário da Câmara de Vereadores de Pelotas. A sessão agracia esta instituição e homenageia a todos os professores do município de Pelotas, atuantes na rede estadual, municipal, privada e federal, pelo data alusiva ao Dia do Professor.
CENTRO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, CPERS/SINDICATO – 24º NÚCLEO, INSTITUIÇÃO EMÉRITA DE PELOTAS
O CPERS/Sindicato foi fundado em abril de 1945 por um grupo de professoras primárias ligadas ao Partido Comunista, em plena derrubada do Estado Novo, no processo e reorganização democrática. Chamou-se Centro os Professores Primários do Estado do Rio Grande do Sul.
Nos anos 70, o Sindicato esteve presente na elaboração do Plano de Carreira do Magistério, que vigorou em 1974 e até hoje é defendido pela categoria.
Nesta década, houve expansão do quadro social da Entidade, como também a interiorização do Sindicato. Em 1980, estes fatores motivaram a fundação do 24º Núcleo de Pelotas, que hoje conta com mais de 4 mil sócios, compreendendo os municípios de Arroio Grande, Cerrito, Herval, Pedro Osório, Jaguarão, São Lourenço, Piratini, Turuçu, Capão do Leão, Morro Redondo e Canguçu. No Estado, o CPERS/ Sindicato possui mais de 80 mil sócios: tornou-se um dos maiores na América Latina pela credibilidade de seus/suas dirigentes junto à categoria.
As conquistas mais significativas da categoria foram obtidas através de greves, cujas pautas traziam reivindicações salariais e políticas, como a gestão democrática, a qualificação dos professores e funcionários e a qualidade da escola pública. Atualmente a instituição luta pelo do Piso Salarial Nacional e a manutenção do atual Plano de Carreira.
A Diretoria atual do 24º Núcleo, triênio 2008/2010, é composta por:
Diretor Geral: Antônio Andreazza
Vice-Diretora: Carla da Silva Cassais
Secretária: Marly Lima Martins
Tesoureira: Zulma Guimarães Lourenço
Diretores: Circe Helena Antunes Hax, Ana Paula Rosa Fonseca, Claudemir Pereira Madeira, Régia Maria Tavares Nogueira e Sônia Silveira Bermudez
O 24º Núcleo do Cpers, Instituição Emérita de Pelotas, recebe merecida homenagem da Câmara de Vereadores de Pelotas. O vereador Professor Adinho, proponente, não esconde a alegria de poder agraciar, em nome da Câmara, tão distinta instituição, que luta pela educação do Brasil.
Fotos: TV CÂMARA

Proposições

Cel. Pedro Osório

Vereador Professor Adinho, PPS, pediu à prefeitura, através de proposição na Câmara de Vereadores de Pelotas, a reposição das luminárias no entorno e na parte interna da praça Coronel Pedro Osório, pois existe uma quantidade grande de lâmpadas queimadas. O vereador destaca que esta Praça receberá em breve a Feira do Livro, poresta razão pede solução urgente para o problema. As ruas Marechal Deodoro e Orlando Brisolara Azevedo, além de outra área de lazer, o Parque Dom Antônio Zattera,segundo o vereador, também necessitam da troca de luminárias. O vereador já entrou em contato com a Secretaria de Serviços Urbanos e acredita que todos os problemas serão solucionados em breve.

Félix da Cunha

Já na Rua Félix da Cunha, os moradores residentes entre as Ruas Tamandaré e Benjamin estão sem luz há quase um mês, apesar do mesmo pedido já ter sido feito através de proposição em 6 de outubro.

Posto de Saúde MONTE BONITO

Solicitamos a construção de uma cobertura externa e colocação de bancos, para melhor atender a comunidade no Posto de Saúde do Monte Bonito devido o local não dispor de uma cobertura externa e bancos, para melhor atender aqueles que procuram o posto para consultas (quando tem médico). Fiquei desde o dia 30 de junho (dia em que foi protocolada a proposição) na espera
de uma resposta positiva obtivemos o seguinte:

"esta cobertura instalada na Unidade a *[sic] mais de dois anos", "não necessitando algo maior que o existente". Resta saber aonde! Dispomos de fotos e originais em nosso gabinete ao morador do 9º Distrito curioso para saber onde poderá se sentar em dias de chuva quando tiver que chegar de madrugada no Posto ainda fechado, ou para atendimentos de urgência.


*há

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Proposição: Gestantes X Influenza A


Foi protocolada na Câmara de Vereadores, proposição que pede um mês de licença para as funcionárias públicas municipais gestantes, devido a gripe A.


LEIA A PROPOSIÇÃO NA ÍNTEGRA


O Prof. Adinho, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal de Pelotas a seguinte proposição:


Ementa: Venho por meio desta, propor à apreciação e deliberação desta casa, solicitação de expediente em regime de urgência, à Prefeitura Municipal de Pelotas, no intuito de viabilizar um mês de licença especial às funcionárias públicas municipais gestantes durante o período de expansão da Influenza A (H1N1) no mês de agosto.


Justificativa: Justificando-se a presente proposição, tendo em vista conceder um mês de licença às funcionárias públicas municipais gestantes, assim como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça concederam às magistradas e servidoras do Judiciário Estadual (1º e 2º Graus), até final do mês de agosto. A medida preventiva considera o reconhecimento, por autoridades da área da saúde, de pandemia no País da chamada “Gripe A” (H1N1), bem como a inclusão da gravidez como fator de risco, independentemente do período gestacional.


SALA DAS SESSÕES, 12 DE AGOSTO DE 2009


Telefone: Adinho 9966-5848


LEONARDO ROCHEDO SPENCER DOS SANTOS
ASSESSOR DE PLENÁRIO

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Adinho alerta Secretaria para segurança no trânsito



O vereador Professor Adinho, Líder da Bancada no PPS na Câmara de Vereadores de Pelotas, preocupado com o grande movimento de pessoas que atravessam o trecho daAvenida Fernando Osório com Guilherme Wetzel, no bairro Três Vendas, solicitou, via Câmara de Vereadores, expediente à Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, pede viabilização de redutor de velocidade na Fernando Osório, sentido centro/bairro. O vereador informa que este trecho da Avenida é muito usado para atravessia de idosos residentes na Cohabpel, que cruzam a via para participar em das atividades da Paróquia São Cristóvão, muitas vezes em horário noturno, “um quebra-molas neste trecho poderia evitar acidentes à população”, explica o vereador.

Pelotas terá seu delegado e representante

O PPS dá a lagarda para as eleições de 2010, hoje, no Rio de Janeiro, em evento que colocará lado a lado os principais líderes da oposição brasileira. Os governadores José Serra (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG); o ex-presidente da República ItamarFranco (PPS-MG); o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) e o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM), já confirmaram presença na abertura do XVI Congresso Nacional do PPS. A solenidade, comandada pelo presidente nacional do partido, ex-senador Roberto Freire, acontece, às 19 horas, no Guanabara Hotel (av. RioBranco, esquina da Getulio Vargas, Centro). O Congresso do PPS, que acontece até domingo (9), elegerá a nova direção da legenda para o biênio 2009-2011 e discutirá suas teses, propostas e bandeiras a serem defendidas nos próximos anos. Desses debates resultará uma declaração política ao país, além de diversos documentos que nortearão as propostas e ações do partido. Na pauta, um dos principais assuntos é a conjuntura política nacional e internacional,a reforma do estatuto do PPS, o fortalecimento da mulheres na política, a açãosindical do partido, entre outros assuntos.Mais de 600 delegados do PPS, de todo o país, participarão do Congresso. Lideranças de outros partidos brasileiros e do exterior também contribuirão com as dicussões. O evento é aberto a participação de qualquer cidadão e será transmitido, ao vivo, pelo Portal do PPS.Pelotas, que conta hoje com dois vereadores popular socialistas, Professor Adinho e José Sizenando, participa deste processo com o vereador José Sizenando, escolhido delegado na última convenção estadual, acontecido no mês de junho em Porto Alegre. O PPS de Pelotas realizou o seu Congresso Municipal em abril deste ano, elegendo achapa PPS sem dono, democrático e popular, encabeçada pelo atual Presidente, Manoel Madeira. O Presidente informa que é de extrema importância a participação de um representante no Congresso Nacional, contribuindo para o processo democrático do PPS do Brasil. Preparação para o Congresso mobilizou a rede. Além das teses já definidas nos congressos municipais e estaduais da legenda, que serão levadas pelos delegados ao encontro nacional, as discussões do Congresso já são feitas há vários meses pela internet. Para isso, o partido criou um hotsite(www.congressopps.org.br), onde disponibilizou as teses base e informações gerais sobre o evento. Lá, existe ainda um espaço aberto para propostas. A rede social dopartido (Rede 23 - http://www.rede23.org.br), o twitter (http://twitter.com/pps23) e as comunidades do PPS no Orkut também auxiliaram o debate. Grupos de trabalho responsáveis pela organização do XVI Congresso triaram o material coletado. O XVI Congresso tem a marca da abertura do partido à sociedade, tradição mantida nos congressos municipais e estaduais já realizados, em que eleitores não filiados a legenda tiveram a oportunidade de falar e até votar para definir qual será o futuro da agremiação. Só não tiveram o direito de escolher as direções do partido. A mesma prática será adotada no evento nacional. Esses convidados, acredita o partido, poderão, ao participar dos eventos, tornar-se novos filiados e até dirigentes.
PROGRAMAÇÃO1) - SEXTA-FEIRA (07/08/09)ATO PELA DEMOCRACIA NA AMÉRICA LATINA E COLETIVA À IMPRENSA- 11 horas -
Com a presença dos líderes da oposição de esquerda ao governo do Hugo Chávez na Venezuela. Participam da coletiva o deputado Ismael García, líder daoposição no parlamento venezuelano, e Alfredo Chaparro e Carla Gazzani, da Executiva do MAS (Movimento al Socialismo), além de convidados de partidos de esquerda da Itália e do México.
ATIVO SINDICAL- 15 horas -
Balança e planejamento das ações do movimento sindical no PPS.
ABERTURA SOLENE- 19 horas - Exibição de um curta documentário, apresentação de convidados.2) - SÁBADO (08/08/09)- PLENÁRIO:- 09 horas - Discussão a aprovação do projeto de Resolução de Reforma do Estatuto eo Partido que Queremos.- 13 horas - ALMOÇO- 14 horas - Discussão e aprovação do Projeto de Resolução Política do XVI CongressoNacional.- 19 horas - Documentário e apresentação de Bemvindo Siqueira.3) - DOMINGO (09/08/09)- PLENÁRIO- 09 horas - Apresentação do Relatório e redação final da Resolução Política (CARTADO RIO).- 11 horas - Eleição do Diretório Nacional13 horas – ENCERRAMENTO

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Audiência Pública discute Prática Desportiva no RS


FOTO: TV CÂMARA

A Câmara de Vereadores de Pelotas recebeu Audiência Pública que discutiu a prática desportiva nas escolas públicas estaduais. A audiência foi realizada pela Comissão Especial da Prática Desportiva das Escolas Públicas Estaduais da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Cassiá Carpes(PTB), ex treinador das equipes de futebol do Brasil e Pelotas. A Comissão tem ainda como vice-presidente o deputado Paulo Odone (PPS) e como relator o deputado Miki Breier (PSB).Cassiá abriu a audiência explicando que a comissão objetiva identificar os principais problemas da prática desportiva nas escolas públicas estaduais, como a infraestrutura e a falta de materiais. A audiência teve participação de várias pessoas ligadas ao esporte e à educação em Pelotas. Segundo o vereador Professor Adinho, professor de educação física da rede estadual e municipal de ensino, esta audiência reforça a ideia de mudanças no posicionamento das políticas adotadas para o desenvolvimento da prática desportiva no estado, segundo ele a verba para o esporte praticamente inexiste. Adinho levantou ainda o problema da carga horária dos professores, limitada, e a falta de espaço físico para a prática do esporte, “a área da prática desportiva nas escolas é seu pátio, muitas vezes dividido com outras atividades”, informa o vereador. Outras audiências públicas já foram realizadas no Rio Grande do Sul, Pelotas é a quarta cidade a receber a discutir o tema. Também fazem parte dos trabalhos a realização de visitas técnicas nas escolas estaduais para verificar questões didáticas, de infraestrutura e de orçamento para o esporte. No final da audiência pública, o deputado Cassiá Carpes se comprometeu em levar aos demais deputados da comissão todas as sugestões e encaminhamentos.
HENRIQUE FETTER CARVALHO
ASSESSOR DE IMPRENSA




segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Comunidade da Tatua aguarda instalação de água

Vereador Professor Adinho (PPS), em discurso na Tribuna da Câmara de Vereadores de Pelotas, informou que as obras de instalação de água na localidade do Passo da Tatua em Monte Bonito, 9º Distrito de Pelotas, devem começar em breve. O vereador vêm fiscalizando e acompanhando o processo de extensão de água na colônia pelotense. O Diretor Presidente do SANEP, Ubiratan Anselmo, informou que os contratos para esta obra estão todos assinados. Os trabalhos devem iniciar no mês de agosto e deverão estar concluídos até o final do ano. Nesta fase cerca de trinta famílias receberão água tratada própria para uso doméstico. Atualmente a água utilizada é de poços e cacimbas, passíveis de contaminação. As obras de extensão de água do Verno até o Sinott, travessa 4 e Vila Seca, também no Monte Bonito, foram concluídas em 2008. Segundo o vereador Professor Adinho, os integrantes da região souberam valorizar o esforço do SANEP em dar mais água ao Monte Bonito. O vereador realizou ao longo de 2007 e 2008 várias reuniões com a comunidade local para a instalação de água em vários trechos da zona rural dePelotas. A colônia também deverá receber projeto destinado a extensão de água na Estrada do Úmbu, no Monte Bonito.
Emendas para as obras de extensão da rede de água
As obras de instalação de água no Monte Bonito fazem parte das emendas de autoria do Vereador Professor Adinho, aprovadas para o orçamento do município. A colônia também poderá receber projeto de R$ 130 mil destinado a extensão de água na Estrada do Umbú, no Monte Bonito. Esta emenda também é de autoria do vereador Professor Adinho, aprovada para o orçamento de 2009.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Emenda exige maioria simples

Vereador Professor Adinho(PPS) protocolou hoje no Legislativo, Emenda Substitutiva que altera o número de vereadores para obtenção de quórum em sessões da Câmara de Pelotas, a emenda modifica o artigo 69 do Regimento Interno da Câmara. Atualmente o regimento determina a presença mínima de um terço dos vereadores da casa para o início dos trabalhos. Segundo a emenda apresentada pelo vereador a mudança exigirá presença de maioria simples dos vereadores nas sessões, ou seja, seriam necessários 8(oito) vereadores dos 15(quinze) para obtenção do quórum. Segundo o vereador Professor Adinho, seria apropriado que estivessem presentes o mínimo de oito vereadores, ao invés de cinco, porém considera ideal a presença de todos, para isto foram eleitos e ali representam uma grande parcela da comunidade, “o não comparecimento de um pode significar a perda de representação de milhares”, explica o vereador. Adinho também é autor de proposição que exige a presença no plenário de vereador proponente, para que seja votado qualquer tipo de trabalho de sua autoria.

Henrique Fetter Carvalho

Assessor de Imprensa

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Assaltos na colônia de Pelotas mobilizam moradores do Monte Bonito

Câmara de Vereadores de Pelotas viveu manhã de protesto pela situação de insegurança do Monte Bonito, 9º Distrito de Pelotas. Os moradores da colônia, amedrontados e sob faixas de protesto, exigiam das autoridades competentes segurança para a zona rural, neste sentido o apoio dos vereadores de Pelotas seria essencial para acabar com a sensação de medo que toma conta do local. O Monte Bonito parou ontem para vir à cidade, as Escolas João da Silva Silveira e Marechal Rondon suspenderam suas atividades, bem como o comércio local. A tribuna da Casa do Povo foi palco de relatos de moradores, comerciantes e diretores de escolas, aterrorizados com a situação atual. Para eles os problemas da colônia são muitos e a resposta tem que ser dada a população, além da insegurança instalada, estradas ruins e passagens caras aumentam a distância até o centro. Os vereadores Professor Adinho (PPS) e Diaroni dos Santos (PT) enfatizaram o verdadeiro drama que a zona rural vive, sem um posto policial, os assaltos são constantes, muitas pessoas já foram assaltadas 2, 3 vezes. Segundo Adinho, que também é Professor no Monte Bonito, as famílias convivem diariamente com a insegurança. Agressões e vandalismos são assuntos de uma infeliz realidade dos residentes desta localidade. Um abaixo-assinado dos moradores do Monte Bonito foi entregue à Câmara de Vereadores, solicita que as autoridades constituídas voltem seus olhos para a zonarural. O documento pede atenção, não somente pelos assaltos, mas também pelo estadode abandono da localidade, grande produtora primária da cidade de Pelotas. Entendem que receberão a ajuda necessária, pois os vereadores fiscalizam os atos que as leis emanam. Devido a gravidade da situação, uma Audiência Pública de autoria dos vereadores Professor Adinho, Mílton Martins e Diaroni dos Santos, ocorrerá na próxima terça-feira, 21 de julho, às 14 h, na Comunidade São Judas Tadeu, no Monte Bonito, onde deverá ocorrer, novamente, uma mobilização dos moradores, imprensa regional e autoridades para o encaminhamento de soluções para a colônia de Pelotas.
Fotos: TV Câmara
Henrique Fetter Carvalho
Assessor de Imprensa

terça-feira, 2 de junho de 2009

Audiência Pública: CONAE 2010




Os Vereadores Prof. Adinho e Míriam Marroni, submeteram à apreciação da Câmara Municipal de Pelotas a realização de Audiência Pública, no dia 16 de junho de 2009 (Terça-feira), às 10:30 horas, com o tema: "CONAE 2010 - Etapa Intermunicipal: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação".

As entidades ligadas à educação, em Pelotas, Turuçu, Capão do Leão, Arroio do Padre e Morro Redondo, estão reunindo-se para tratar da construção da Conferência Intermunicipal de Educação, que acontecerá dia 29 e 30 de junho, no auditório do Colégio Municipal Pelotense. A conferência conta com a participação da sociedade civil e organizada, onde as questões de Educação poderão ser discutidas e encaminhadas para a Conferência Nacional, o CONAE, que ocorre em 2010 em Brasília. Na etapa nacional serão discutidos os rumos da educação no Brasil, como a construção da política educacional dos próximos dez anos. O vereador Professor Adinho, da Comissão de Educação da Câmara, pede a participação de todos os segmentos.


    Leonardo Rochedo Spencer dos Santos - Assessor de Plenário

    quarta-feira, 20 de maio de 2009

    Conferência Intermunicipal de Educação




    1. As entidades ligadas à educação, em Pelotas, Turuçu, Capão do Leão, Arroio do Padre e Morro Redondo, estão reunindo-se para tratar da construção da Conferência Intermunicipal de Educação, que acontecerá dia 29 e 30 de junho, no auditório do Colégio Municipal Pelotense. A conferência conta com a participação da sociedade civil e organizada, onde as questões de Educação poderão ser discutidas e encaminhadas para a Conferência Nacional, o CONAE, que ocorre em 2010 em Brasília. Na etapa nacional serão discutidos os rumos da educação no Brasil, como a construção da política educacional dos próximos dez anos.Segundo a Presidente da Comissão Organizadora Intermunicipal, Régia Maria Tavares Nogueira, sendo uma Conferência da sociedade, deverá ser ampla, plural e participativa.


    2. O vereador Professor Adinho, da Comissão de Educação da Câmara, pede a participação de todos os segmentos. O gabinete do vereador está representando a Câmara nas comissões de organização. A próxima reunião será realizada dia 21 de maio, às 15h, na Faculdade de Educação, à Rua Alberto Rosa 156.


    3. Conferência Nacional de Educação – CONAE. A Conferência Nacional da Educação acontecerá em Brasília no mês de abril de 2010. O MEC, as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, os Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais, as Universidades, os Institutos Federais, as ONGs, os Sindicatos e demais entidades e movimentos sociais, discutirão no primeiro semestre de 2009, em Conferências Municipais, como a Intermunicipal que acontecerá em Pelotas, e Conferências Estaduais, no 2º semestre de 2009, o tema principal da Conferência Nacional: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação. Serão seis os eixos temáticos:



    • Eixo I – Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; Eixo II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; Eixo III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Eixo IV – Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; Eixo V – Financiamento da Educação e Controle Social e; Eixo VI – Justiça Social da Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade. O objetivo da CONAE é, fundamentalmente, elaborar conceitos, diretrizes eestratégias para a efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação e propor reformulações para que o planejamento de ações articuladas entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios se torne a estratégia de implementação do Plano Nacional de Educação.

    Leonardo Rochedo Spencer dos Santos - Assessor de Plenário


    Henrique Fetter Carvalho - Assessor de Imprensa

    sexta-feira, 17 de abril de 2009

    Adinho se reúne com moradores do Monte Bonito

    No dia 16 de abril o Prof. Adinho reuniu-se com moradores do Monte Bonito na Comunidade Evangélica do Sinotti. Participaram da reunião um representante da Empresa Bosembecker e o Vereador Diaroni. A Prefeitura não enviou representantes e conforme solicitado anteriormente não foram recebidos os horários, terminais e mapas das linhas da Empresa Bosembecker que atendem aquela comunidade, apenas uma cópia do que consta no site da empresa (http://www.bosembecker.com.br/novo_site/linhas_horarios.php). Com o descumprimento do prazo de quinze dias para resolver a situação foram tirados da reunião os seguintes encaminhamentos:


    1. Mobilização da Comunidade;
    2. Relembrar o Secretário de Segurança, Transporte e Trânsito das reivindicações;
    3. Planilha – Solicitar planilha de custos através de Pedido de Informações do Legislativo;
    4. Reavaliação dos valores cobrados pela empresa, visto que uma passagem ida/volta do centro urbano para a localidade mais distante da colônia, dentro do mesmo município custa a mesma coisa que uma passagem para o município de Bagé.
    5. Cumprimento dos Horários;
    6. Retorno do ônibus seletivo com horários alternativos;
    7. Reivindicar ações concretas do Poder Executivo;
    8. Fazer uma comissão de moradores – organizar reuniões semanais e cobrar das autoridades;
    9. Melhorias na qualidade do serviço de transporte;
    10. Questão da Licitação;
    11. Pressionar para diminuir o preço das passagens;
    12. Soluções para as pessoas que tem que ir até a empresa para retirar o vale-transporte;
















    Leonardo Rochedo Spencer
    Assessor de Plenário

    terça-feira, 7 de abril de 2009

    Relatório de atividades em Brasília – 31 de março até 03 de abril

    31/03 - 10:00 - (TER) Audiência Pública – Piso Salarial
    Plenário da Câmara dos Vereadores de Pelotas

    Saída do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre às 20:00

    Chegada em Brasília



    Reserva no Hotel Plaza Bittar 13453 (localizador da diária)
    End: SHN – Q2 – Bl 2 (61) 3704-3000







    01/04 (QUA) 09:00 – O Vereador Prof. Adinho, (acompanhado dos Vereadores José Ignácio e Diaroni) iniciou a entrega dos envelopes com a moção de apoio referente à inclusão dos agentes de Trânsito no PRONASCI à Bancada Gaúcha, proposição assinada por todos os Vereadores da Câmara de Pelotas. Outro grupo formado pelos Vereadores Ademar Ornel, Waldomiro Lima e José Sizenando acompanharam esta atividade que se extendeu até às 15:00. Local:Congresso Nacional/Câmara dos Deputados
    Foram visitados todos os gabinetes da bancada gaúcha pelos dois grupos de parlamentares pelotenses.


    01/04 (QUA)15:30 Secretaria do projeto Pintando a Liberdade
    Sheila, Ana Paula,(61) 3217-1925 (61)3217-1964 Audiência no Ministério do Gerente de Projeto - Gerêncio Nelcyr de Bem Esplanada dos Ministérios (Fotos)
    Bl “A” - 7º andar – Sala 760








    16:15 – Reunião da comitiva dos vereadores para tratar da pauta referente às atividades do dia 02 de abril'

    02/04 (QUI) – 09:15 Audiência no Gabinete do Deputado Federal Fernando Marroni para tratar das questões referentes ao PRONASCI e do Piso Nacional dos Professores
    Gabinete: 372 - Anexo: III - Telefone:(61) 3215-5372 (vídeo)






    02/04 (QUI) 10:00 até 13:30 – Participante da reunião da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados
    Câmara dos Deputados
    A Manifestação do Prof. Adinho
    na Comissão de Educação (vídeo)




    02/04 (QUI) 14:00 – Dia de luta pelo Piso Salarial Nacional dos Professores do magistério
    dia 2 de abril, a partir das 14h, em frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
    (Participação em vídeo)

    02/04 (QUI) 15:30 – Reunião com o gerente do PRONASCI (Programa Nacional Segurança com Cidadania) no Ministério da Justiça, assessor do Ministro Tarso Genro
    Esplanada dos Ministérios, Bloco T
    (61) 3429-3000

    03/04 – Partida às 09:40
    Aeroporto de Brasília – Saída



    LEONARDO ROCHEDO SPENCER
    ASSESSOR DE PLENÁRIO

    quinta-feira, 2 de abril de 2009

    Em Defesa do Piso Nacional



    A Audiência Pública sobre a "Implantação do Piso Salarial Profissional dos Professores", realizada na terça-feira (31 de março), presidida pelo Ver. Prof. Adinho, contou com a presença composta pelo Secretário Municipal de Educação Arthur Corrêa, do Presidente do CPERS/24º Núcleo Antônio Andreazza e do Presidente do SIMP Duglas Lima Bessa na mesa dos trabalhos. Foram enviados convites para as 133 escolas da rede municipal e estadual (rurais e urbanas) de ensino, entre as quais participaram: EMEI Graciliano Ramos, EMEI João Guimarães Rosa, EMEI Mário Quintana, EMEF Bruno Chaves, EMEF Carlos Laquintinie, EMEI José Lins do Rego, EMEI Albina Peres EMEF Nª Srª de Fátima, EEEF Santa Eulália, Colégio Municipal Pelotense, EMEI Ivanir Dias, EMEI Zola Amaro, EMEI Antônio Caringi, EMEI Anita Mafaldi, EMEI Cassiano Ricardo, EMEF Piratinino de Almeida, EE Santo Antônio, IEE Assis Brasil, EE Santa Rita, EMEI Frederico Ozanan, EMEI Luiz Augusto Assumpção, EMEF Daura Pinto, EE Luciana de Araújo, EMEF Nestor Crochemore, EEEM Adolfo Fetter, EE Areal, além de professores aposentados, diretores de escolas, representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Sindicado dos Municipários, da Federação dos Municipários do RS, do 24º Núcleo do CPERS e dos vereadores Zéquinha, Ivan Duarte, Diarone, Míriam Marroni, José Artur, Idemar Bartz, Eduardo Leite, Ademar Ornel, Miltinho e Eduardo Macluf. Foram definidos os seguintes encaminhamentos:

    1. Moção ao Presidente do Supremo Tribunal Federal favorável à implantação do Piso;

    2. Moção de Apoio às lutas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação;

    3. Moção de Repúdio da Câmara Municipal de Pelotas à Governadora pelas lutas contra a implementação do Piso;




    Fotos: TV Câmara/Pelotas

    OBS: A 5ª Coordenadoria de Educação não enviou representante.

    segunda-feira, 30 de março de 2009

    Audiência Pública: Piso Nacional dos Professores


    O Vereador Prof. Adinho é o proponente de Audiências Pública para tratar da implantação do Piso salarial Profissional Nacional dos professores, a ser realizada no dia 31 de março de 2009 às 10:00 horas no Plenário da Câmara Municipal de Pelotas. Após a entrada em vigor da Lei do Piso Salarial dos Professores, lei nº 11.738/08, governadores do Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina entraram com uma Adin (Ação Direta de inconstitucionalidade) contra o piso, e foram apoiados por Distrito Federal, Minas Gerais, Roraima, São Paulo e Tocantins. O STF (Supremo Tribunal Federal) considerou a lei constitucional, mas limitou sua abrangência até o julgamento do mérito da ação.Pontos como o valor a ser pago em 2009, a aplicação do reajuste e a jornada de aplicação do piso geram dúvidas em torno da implementação da lei e ainda esperam decisão do STF. "Estados estão contestando a constitucionalidade da lei no STF tentando se eximir da aplicação que é uma grande conquista da categoria do magistério. O piso é lei e nós iremos fazer valer nosso direito", argumentou o vereador.

    segunda-feira, 16 de março de 2009

    PROBLEMAS DE PELOTAS COMEÇAM PELA FALTA DE


    As eleições de 2010 começam a ter as primeiras especulações e o problema da falta de representatividade política nas Câmaras Estadual e Nacional preocupa o Vereador Professor Adinho(PPS). É sabido que muitas cidades menores que Pelotas tem mais representantes que a nossa cidade.
    O vereador popular socialista, em discurso na Tribuna da Câmara de Vereadores de Pelotas, salientou que a solução para muitos dos problemas da cidade pode ter sua solução em Brasília ou Porto Alegre, para tanto a cidade necessita maior representatividade política, um maior número de Deputados Estaduais e Federais, vale salientar que em muitos momentos desta atual Legislatura Federal Pelotas ficou sem representantes e muitas verbas que a cidade poderia pleitear não foram aproveitadas.
    Segundo o vereador a cidade pode ficar mais uma vez tendendo a um isolamento, isto além dos inúmeros pedágios que já são uma barreira enorme ao desenvolvimento e que também devem ser revistos, explica o vereador.
    Adinho ainda alega que o único partido que elegeu seu candidato, foi o PMDB, que indicou somente o representante Nélson Harter para a Assembléia Legislativa do Estado. O vereador acredita que a cidade e os partidos políticos devam se unir para objetivar uma maior representavidade política, isto através de campanhas, ética e uma dose extra de empenho por parte de todos. Esta posição, segundo ele, tem que ser tomada por toda a sociedade, a população tem que entender que necessitamos de votos para a região e que o objetivo maior é o nosso progresso.